Especial Paulo Leminski
Paulo Leminski foi um dos mais expressivos poetas de sua geração, e mesmo após 25 anos de sua morte, ele continua exercendo forte influência nas novas gerações de poetas brasileiros. Mas por que resolvemos falar dele? Ora bolas, é Leminski!
Ele nasceu em Curitiba, foi escritor, poeta, crítico literário, tradutor brasileiro e ainda praticava judô! (de acordo com a Wikipédia)
"moinho de versos
Leminski começou a fazer poesia desde a sua infância, e sempre soube que queria ser poeta. Como ele mesmo afirmou, a poesia sempre veio de dentro.
"Um poeta não se define pelo conteúdo, e sim pela capacidade de criar beleza com a linguagem."
Além de poemas, ele escreveu romances (como Catatau, e Agora é que são elas), biografias (como a de Bashô -poeta japonês, e uma releitura do evangelho) traduções de livros (como a biografia do John Lennon), além de músicas (cantadas por Caetano Veloso,Ney Matogosso, Itamar Assunção, etc).
Leminski escrevia a todo o tempo, e tudo virava poesia.
"Poesia... ela é um inutensílio. A única razão de ser da poesia, é que ela faz parte daquelas coisas inúteis da vida, que não precisam de justificativa, porque elas são a própria razão de ser da vida".
Se você é de Salvador, e quer adentrar no mundo de Leminski, vai rolar uma exposição sobre suas obras na Caixa Cultural!
Olá, tudo bem?
ResponderExcluirAinda não li nada do Leminski, na verdade leio pouco poesia, mas tenho bastante interesse. Parabéns pela publicação
http://www.magisbook.blogspot.com.br/
é uma leitura que vale a pena :)
ResponderExcluirobrigada pela visita!
<3
ResponderExcluir