5 dicas de revisão para o ENEM

terça-feira, novembro 04, 2014 Unknown 0 Comments



Falta menos de uma semana para o ENEM e, pensando em quem está na contagem regressiva, daremos 5 dicas para revisar antes da prova. Seja para quem vem estudando intensamente durante os últimos meses, mas está precisando de alguns toques; ou para quem só resolve estudar em cima da hora (tipo, agoraaa!).

Primeiro de tudo...

Baixe as provas anteriores e veja como são as questões. Se puder, e recomendo muito, refaça as dos últimos anos e cronometre o tempo, já que elas são realizadas num período de 4:30h e,  no dia da redação, 5:30h. Além de saber como serão os enunciados das questões e os conteúdos que podem cair, saberá como melhor distribuir o tempo na hora de fazer a prova. Depois de ter feito tudo, confira o gabarito. 

Em todos os sites sobre vestibular e no próprio Inep, as provas disponibilizadas já estavam respondidas. Mas, para o bem de nossos estudos, a Juliana Fachini (do blog Quase à Toa) disponibilizou as provas sem as respostas e o gabarito avulso ♥

Conferindo os assuntos!

Depois de conferir o gabarito, veja quais foram os seus erros. Se for uma questão de matemática sobre trigonometria ou uma questão de biologia sobre genética, revise esses assuntos específicos. Você saberá quais são suas maiores dificuldades e o que você precisa estudar mais. É um bom começo, para quem não sabe nem por onde ou o quê revisar. Depois você pode tirar suas dúvidas dos temas mais recorrentes do ENEM.


Revisar pode ser divertido...

Acredito que a maneira mais fácil de se absorver conhecimento é se divertindo. Seja através de músicas, filmes, jogos, ou qualquer coisa que te entretenha enquanto você está estudando. 
Por exemplo, se você acha história uma matéria super chata e não consegue lembrar das datas dos acontecimentos, nada melhor do que assistir a filmes que te ajudem a te situar no contexto histórico!
No Guia do Estudante, você encontra vários simulados e dicas para te auxiliar na hora de revisar os assuntos.


“Me diga o que achou!”

Faça redações de assuntos atuais (como as eleições, o vírus Ebola, a seca em SP, etc) com todas as competências cobradas para a elaboração da redação (domínio da norma padrão, conhecimento sobre o assunto, boa argumentação e solução para o problema) e peça para o seu professor comentar o que pode ser melhorado. Se não puder mostrar ao professor, pergunte aos parentes, amigos ou vizinhos o que acharam do seu texto. Mas tenha em mente que deve ser alguém que realmente possa avaliar. Não adianta mostrar para alguém que sempre diz que “tá tudo lindo”!

Confira os possíveis temas da redação do ENEM deste ano.


Agora é só...

Depois de ter estudado e revisado tudo, vá se divertir e descansar! Não adianta perder noite e ficar estudando que nem louca na véspera, pois não dá para absorver nada direito. Até porque o ENEM é, além de uma prova de conhecimento, uma prova de resistência... Quanto mais cansada você estiver, pior! 

Ah! No dia, não esqueça de levar a caneta transparente de tinta preta, água e alguma coisa para comer, além de ir com roupa confortável! Quanto mais relaxada a pessoa estiver, maiores as chances de fazer uma boa prova!


É isso! Estão preparados para fazer a prova?
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Deixe um comentário bem amorzinho pra gente. Iremos adorar te responder <3