Resenha: "A garota que você deixou para trás "

quarta-feira, março 04, 2015 Unknown 0 Comments


A resenha de hoje é de um livro que me encantou, e que foi pra lista dos favoritos! Continua aí pra saber mais. 


O livro se passa em dois momentos distintos, mas que são ligados de alguma forma.

O primeiro momento

se passa na França, na época da primeira guerra mundial, em um pequeno vilarejo, St Péronne. O vilarejo foi ocupado por alemães, e os moradores vivem em miséria, com seus itens confiscados e ainda privados de vários benefícios. Sophie mora com sua irmã, irmão mais novo e sobrinhos no seu antigo hotel. Eles têm uma cafeteria /bar, que não está nas suas melhores condições. Porém, o novo kommandant avisa a ela que alguns dos seus homens passará a fazer o jantar ali. Sophie tenta resistir (Até porque, quem quer jantar com um inimigo?), mas sem sucesso.

O kommandant se encanta por um dos quadros que tem na parede da cafeteria/bar, que é da Sophie do passado, da época em que tinha uma vitalidade, que ainda era bonita, tinha o seu amor por perto, e não passava fome. Todos os dias ele fazia um comentário sobre o quadro ou sobre arte, e mesmo sem querer um contato inicial, Sophie começa a perceber que existe uma pessoa por trás daquele uniforme .

 "Eu não conseguia acreditar que o oficial que sacara a pistola e executara tão impiedosamente era o mesmo que sentara em minha sala de jantar, parecendo nostálgico pelo filho que não conhecia" 


Um dia, Sophie recebe a noticia que seu marido está em um campo de prisioneiros. Desesperada, ela tenta pedir ajuda ao Kommandant para tirar o marido desse campo, oferece o quadro e tudo mais... Mas será que ele irá ajudá-la? Até onde ela irá pra tirar o marido do campo de prisioneiros?

"Ele se voltou, com uma expressão subitamente furiosa. Aproximou-se de mim a passos largos e só parou quando seu rosto estava perto do meu. eu sentia o hálito no meu rosto. 

...

- Você deve saber.. você deve saber o que está me pedindo.."

O segundo momento 

se passa em Londres, já no ano 2006. Liv perdeu seu marido há quatro anos, não consegue quase nenhum trabalho, e está afundada em dívidas. Uma noite, quando vai dormir, ela olha para aquele quadro marcante, e aquela mulher parece desafiá-la. O quadro se chama A garota que você deixou pra trás .


"Olha para o retrato de A garota que você deixou para trás, nítido em sua moldura dourada em meio ao verde-água e ao cinzas apagados do restante do quadro, e se deixa ir."


Como esse quadro foi parar com Liv, se nem da família dela é? Será que ela vai tentar descobrir a história que tem por trás?

Confesso que queria contar váaarios spoileres, mas me segurei kkk. O livro me conquistou e entrou pra lista dos preferidos. A autora conseguiu me colocar no livro, sentir as dores e as alegrias, junto com as personagens principais. A leitura prende bastante, e quando você menos percebe, já se foi metade do livro. Sem contar que o livro conta alguns relatos da guerra (nada massante, que se torne chato ou pareça com livro de colégio). Gosto de livros assim, porque é sempre bom saber um pouco mais sobre a história. Recomendo muito!!


Autora: JoJo Moyes
Editora: Intrínseca
Preço: 30,00

                                                   
Alguém já leu ?
Contem aí!!
Beijos
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Deixe um comentário bem amorzinho pra gente. Iremos adorar te responder <3