Leitura infantil: por que é tão importante?

quarta-feira, maio 13, 2015 Unknown 1 Comments

importância da leitura infantil


Oi oi!
No mês de abril teve o dia do livro nacional infantil. O post de hoje é sobre a importância da leitura infantil . Vem conferir!!
O meu amor pela leitura começou bem tarde - infelizmente- e confesso que, de certa forma, isso me prejudicou.

Ler para uma criança traz bastante significados e benefícios para ela.

1- A leitura estimula a imaginação

Quando se está lendo para uma criança, é como passar um filme sem imagem. Isso possibilita ela a explorar o máximo da imaginação, a relacionar com coisas que ela já viu e viveu, assim, exercitando a criatividade.

2-  Aguça o senso crítico

As crianças, quando estão escutando histórias, fazem várias perguntas, que para nós podem até parecer bestas, mas não! É preciso incentivá-las a fazerem perguntas, e até perguntando coisas para elas, para que assim, aprendam a questionar.



3- Estimula a aprendizagem


A leitura leva a criança para diversos mundos. Durante essa viagem, diversas dúvidas surgem, tipo: o que é um lobo mal? Daí você pode ensiná-lo sobre as espécies e comportamento dos animais. Ler vai estimular a criança a fazer perguntas, e nesse momento é importante incentivá-las a buscarem a resposta para a própria pergunta.

4- Melhora as relações

Sendo uma leitura em grupo, ou entre apenas o adulto e a criança, um momento desse aproxima os lanços. 
Pode ser um super clube do livro, ou até mesmo particular. Não importa, esse tempo permite o compartilhamento de vontandes e sonhos que acrescentarão na vida de ambos.


As crianças precisam desse contato com a literatura desde pequenas, para crescerem amando e buscando sempre exercitar essa prática. Além de abrir a imaginação, ela tem um papel de abrir a visão de mundo, novos conhecimentos e do vocabulário.

Então, se você tem primo (a), irmão(a), sobrinho (a) ou até mesmo um vizinho (a) leia para ele em qualquer tempo livre. Isso faz bem para os dois! 

Um comentário:

  1. Concordo completamente com você sobre a importância da leitura.Muito bom o artigo e cheio de bons argumentos.

    ResponderExcluir

Deixe um comentário bem amorzinho pra gente. Iremos adorar te responder <3