Quero ser jornalista, e aí?

terça-feira, junho 16, 2015 Unknown 3 Comments



A entrevista da vez é com uma estudante de jornalismo. Tem curiosidade? Então continua aí!

Muita leitura é fundamental para qualquer profissão, mas no jornalismo é obrigação estar bem informado e ler muito! Com a leitura, consequentemente, teremos uma escrita melhor.



Não necessariamente precisa ser comunicativo para fazer jornalismo, mas é um diferencial. A maioria das pessoas que escolhem comunicação, no geral são comunicativas, mas existem casos que a pessoa não é, e se dá muito bem nas aulas, e com o tempo a timidez é vencida. Acredito que para estudar jornalismo basta querer, mas para ser jornalista é preciso se comunicar.



Com a inclusão digital nas nossas vidas, o leque de opções onde o jornalista pode atuar se expandiu bastante. Além dos tradicionais (jornal impresso, revista, tv, rádio e assessoria de comunicação), temos hoje a opção do jornalismo digital (sites, blogs, etc).



Acho que todo estudante prefere as aulas práticas né? Como eu sou bem tradicional, prefiro as disciplinas que envolvem a escrita, como redação jornalística e as de jornalismo especializado, especialmente jornalismo literário, jornalismo cultural e jornalismo de revista.



Da minha condição de estudante, acredito que o maior desafio na vida do jornalista é conseguir ser imparcial e ao mesmo tempo humanizar a história. Ser totalmente íntegro no que se fala, respeitando o outro. Os jornalistas podem destruir a vida de uma pessoa em poucas linhas, apenas porque não houve uma apuração correta. Existem vários casos, como por exemplo o da Escola Base, que aconteceu há 20 anos e até hoje os envolvidos não conseguiram se recuperar. Na minha opinião, é a maior vergonha do jornalismo nacional.

Falando exclusivamente de Salvador, achar um estágio na área do jornalismo não é tão fácil. A maioria dos estágios são para assessoria de comunicação, mas estágio em redações de jornal, rádio e tv é bem complicado de encontrar.


Estudante de Jornalismo, 5 semestre.


Quem também tem interesse pela área de jornalismo? Conta pra gente!

3 comentários:

  1. Eu sempre quis fazer jornalismo, mas infelizmente não consegui ainda, mas não desisti da ideia, espero que quando terminar minha faculdade atual eu ainda tenha ânimo para embarcar em um novo curso!

    Ah eu não consegui comentar no seu post mais atual, não achei o lugar para clicar e ver o post completo! =/

    Estou seguindo o blog, se quiser conhecer o meu >>> Estandy Books - A Estante da Andy <<<

    ResponderExcluir
  2. Minha profissão dos sonhos é ser esposa do Jared Leto( brincadeira não conseguiria ser só esposa), mas depois disso vem jornalismo com toda a certeza, essa semana mesmo eu visitei uma faculdade com o curso e me encantei. E seu post foi sem dúvida incrível, acabei de conhecer o seu blog e estou apaixonada por ele!


    http://quemtemcerteza.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderExcluir

Deixe um comentário bem amorzinho pra gente. Iremos adorar te responder <3