Especial autor: Jorge Amado

segunda-feira, outubro 13, 2014 Amanda Lessa 0 Comments


Oi Oi!!
Eu tava pensando... quem será o autor do mês? E logo me veio na cabeça, Jorge Amado! Ele é brasileiro, e o melhor: é baiano!!
Chega mais, que esse escritor é incrível.

Jorge nasceu em Itabuna, mas logo se mudou para Ilhéus, e na adolescência veio para Salvador. Ele teve um papel muito importante para literatura baiana, pois aos 14 fundou a academia dos rebeldes. Se formou em ciências jurídicas e sociais, mas não chegou a exercer a profissão. Ele foi exilado no período de Getúlio, e só voltou ao Brasil na metade da segunda guerra. Foi até deputado, mas em 1961 entrou para academia brasileira de letras. Seu primeiro livro publicado foi "O país do carnaval".


" Dona flor e seus dois maridos"

Dona flor é casada com Vadinho, mas sofreu bastante com ele, por ele ser mulherengo (um termo comum na Bahia). Mas ela não se importava com isso pois o amava. Em um dia de carnaval, Vadinho fantasiado de baiana de acarajé, cai duro no chão. Dona flor fica desolada. Passado um ano da morte do marido, ela começa  a sentir um desejo ardente, se envolve com o farmacêutico Teodoro e casa-se com ele. Teodoro era o oposto de Vadinho: era recatado e vivia para o trabalho. Certo dia, Dona Flor vê Vadinho nu na sua cama. Ela de início fica confusa, mas decide viver esses dois mundos: o do homem fiel e do "vagabundo ". 

"Gabriela, cravo e canela"

Gabriela sai do sertão em direção à  Ilhéus. Já na cidade, se instala no mercado de escravos - local onde ficavam os retirantes-. O dono desse local era Nacib, que não percebeu Gabriela de imediato, mas assim que a notou ficou encantado com sua cor de canela e cheiro de cravo. Gabriela começa a trabalhar na cozinha de Nacib, ele se apaixona por ela e pede-a em casamento. Já casados, Nacib começa a se incomodar com o comportamento de sua esposa, porém, Gabriela tem espírito livre e causa muita confusão para o seu marido.

"Tenda dos milagres"

James Levenson chega em Salvador para saber mais da história de Pedro Arcanjo. O livro então volta para o século 20, para contar a história do mulherengo e boêmio Pedro Arcanjo. Tenda dos milagres é um local no Pelourinho onde os amigos trabalham, cultuam o candomblé e jogam capoeira.

"Capitães da areia"

Conta a história de um grupo de meninos, moradores de rua, que vivem de dar golpes e fazer pequenos furtos.
No grupo tem um menino que é super religioso, um que é bem estudado, mas independente dessas características todos eram sonhadores. O que será que esses meninos se tornam?



Os livros de Jorge Amado são maravilhosos, isso é indiscutível. O melhor ainda, é que os livros dele trazem denúncias do período, falando de preconceito, da sociedade da época e das culturas da Bahia.



Quem já leu algum livro do Jorge Amado?
Gostaram?
Beijos!

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Deixe um comentário bem amorzinho pra gente. Iremos adorar te responder <3