Tempo e modo de estudo: qual a melhor maneira?

quarta-feira, junho 03, 2015 Unknown 9 Comments



Oi Oi pré-vestibulandos (ou não)! Vocês sabem se seus tempos e modos de estudos estão sendo produtivos?  Vem conferir a melhor forma para você estudar!

Esse assunto é um pouco polêmico, pois cada pessoa acha uma coisa e gera muito blá blá blá. As dicas que irei dar são frutos do que fui aprendendo e percebendo, principalmente com os meus erros ao longo do meu tempo de estudo (que infelizmente é longo).

Tempo de estudo


Quando comecei a fazer cursinho ficava me perguntando: quanto tempo de estudo eu preciso?? e ouvia vários relatos que meus concorrentes estudavam, se possível, 20 HORAS! Primeiro me desesperei, né? E fiquei dominada por essa onda, e estudava desesperadamente. No ponto, no busu, qualquer tempo livre deixava de ser livre kkkk Extrapolei qualquer limite do meu corpo para seguir esse "padrão" dos meus concorrentes. E eu digo: Geeente NÃO FAÇAM ISSO! Nesse ano eu cheguei a ter estafa, porque fui além do que meu corpo suportava. E no final, estudar cada segundo do meu dia só me prejudicou.

Então, qual o tempo ideal?  Isso varia de pessoa para pessoa. O importante do estudo é ser produtivo. Você tem que ver quanta horas estudando o seu foco permanece 100% (80% no max., hein!), pois só assim você terá uma maior produtividade de estudo. Então, o tempo ideal é aquele que você consegue estudar, e estar rendendo o máximo que você conseguir. Aí, alguns irão dizer "AAH, mas Amanda, só consigo ter foco por 3 horas, isso é pouco? Talvez. Uma dica: se você acha que o tempo não é o suficiente, vai aumentando aos poucos. Cada semana aumenta 30 minutos, até ter o tempo justo, na sua visão.

Modo de estudo


Em relação ao modo de estudo segue o mesmo pensamento. Não adianta você estudar de um modo que é bom pra a, b ou c. Você tem que descobrir qual o SEU modo! Estude das diversas maneiras existentes. Fazendo resumos, vendo vídeos, fazendo mapas e colando na casa toda. Não importa! E depois de cada estudo se faça perguntas aleatórias, e perceba de qual modo fixou melhor a matéria e torne esse o seu jeito de estudar.


Bom pessoal, espero que tenha ajudado!
Deixem suas dúvidas e sugestões de posts aí nos comentários.
Beijos.

9 comentários:

  1. Ainda não estou "no tempo" de fazer vestibular, mas acredito que desde cedo, estudar em casa é muito importante.

    Concordo plenamente com você, devemos estudar o quanto suportamos, eu por exemplo, não aguento ficar muuuuito tempo colada a bunda em uma cadeira, mas como você disse, ir aumentando o tempo aos poucos é uma boa tática. Gostei bastante do post :D

    Beijos, A Flower, A love

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, estudar em casa é muito importante, completa aquilo que você viu no cursinho ou escola !

      Beijos , obrigada pela visita!

      Excluir
  2. Adorei suas dicas Amanda! Vou segui todas ;)
    Tenho um probleminha em aprender exatas...não,não to mentindo, tenho um problemão! :( Mas enfim, gostei do post.
    Bjusss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também tenho um problemão ,hahaha. Matemática é a pedra no meu sapato nos vestibulares !

      Beijos, obrigada pela visita !

      Excluir
  3. Gostei das dicas Amanda. Estou estudando para um concurso é meu tempo de concentração acaba quando não consigo mais absorver nada da matéria. É a outra coisa infalível, ficar longe de celular, computador, televisão porque esses itens de distração tira mesmo nossa concentração. Amei as dicas, beijos

    http://joicyrecco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, celular é uma distração terrível.. Já soube que tem um app pra bloquear o uso das redes sociais enquanto estamos estudando ?? Tô pensando seriamente em baixar hahah

      Beijos, obrigada pela visita !

      Excluir
  4. Amei as dicas flor !Irei seguir pois to bem precisada !
    Seu blog e lindo !
    bjs
    http://dudahsillva.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada !! E sucesso nos estudos !!

      Beijos, obrigada pela visita !

      Excluir
  5. Amei as dicas de estudo quanto mais dicas melhor (Risos) quero passar em uma faculdade pública.
    Adorei o seu blog achei ele muito fofo, ainda mais com esse tema oriental com as kokeshi.
    Eu e meu vício chamado Leitura

    ResponderExcluir

Deixe um comentário bem amorzinho pra gente. Iremos adorar te responder <3