Trancar a faculdade não é o fim do mundo!

segunda-feira, novembro 16, 2015 Unknown 24 Comments

trancar-faculdade


Escolher o que quer cursar na faculdade, para alguns, não é uma tarefa fácil. Muita gente desiste no meio do caminho, e hoje eu vim compartilhar essa minha experiência com vocês.


Entrar na faculdade é o primeiro grande passo que você dá para o mundo adulto. Deixar os costumes da escola, os trabalhos mal feitos, para entrar em um mundo universitário que requer o seu melhor. Tudo isso pode gerar uma pressãozinha, mas isso intensifica quando você começa a estudar e percebe que o curso que escolheu não é realmente o que você quer. E agora?

Imagina cursar 2 anos de um curso (quase metade) e desistir? Pois é, foi o que eu fiz. Estava no 4°semestre de Psicologia quando decidi trancar o curso. Mas que loucuraa!! Foi e continua sendo. A psicologia é maravilhosa, e ela acrescentou positivamente na minha vida, mas o curso em si não estava mais me deixando feliz. Pode ter sido a abordagem da faculdade, misturada com meus novos interesses, que me fizeram ter coragem para trancar quatros semestres de curso.

Não é fácil escolher aos 16 anos, como no meu caso, a profissão que quer exercer. Eu era imatura, não me conhecia direito e confesso que entrar na faculdade de vez foi mais um empurrão da família. Quando concluí o ensino médio estava em dúvida entre psicologia ou jornalismo, áreas bem diferentes. E agora, me aceitando melhor, sei que não preciso saber exatamente o que eu quero, e sim saber o que eu não quero: ter listas de arrependimentos e infelicidades.


Coragem


Decidir trancar um curso requer pensar muito além. Você precisa se perguntar "estou feliz com o que estou fazendo?", "estou realmente envolvida (o) com o curso?", "estou me preparando para ser o melhor profissional?" e várias outras. Você tem que estar ciente que recomeçar irá atrasar sua formação acadêmica, caso esteja com pressa, e pesar as consequências. Você precisa planejar o que irá fazer, pois deitar e chorar o tempo todo não irá resolver os seus problemas. Isso requer coragem e maturidade para enfrentar o que estar por vir.


Assumir


Essa parte é um pouco delicada. Contar aos familiares é a parte mais difícil, principalmente se eles investiram no seu estudo. O que você deve mostrar para eles é que tem projeções para o futuro, mesmo que ainda não saiba o que quer cursar. Ser sincero como se sente, o que pretende fazer e como irá confortá-los, pois os pais, geralmente, querem ver os filhos formados. Pode não ser tão flores como falei, eles podem não aceitar, mas isso requer uma atitude pessoal, você que deverá assumir responsabilidade sobre os próprios atos.

Limbo


Essa é, provavelmente, a palavra que mais escutei esse ano e ela é detestável (valeu prof do cursinho!). Estar a um passo do que você quer, mas ao mesmo tempo distante é uma sensação horrível. Se você resolve voltar a estudar assuntos do colégio (como eu fiz) para tentar novamente o vestibular, a sensação poderá ser agonizante. Saber que um ano atrás você estava levantando os bloquinhos, e que agora você ainda está preparando o cimento... Dói.



Você precisa ver que trancar a faculdade não é o fim do mundo. Se você decidiu isso porque estava infeliz com o que fazia, isso significa dar um passo pra frente, e não para trás. São poucos que conseguem ter coragem para desviar de algo que não está mais completando.


Alguém aqui tem alguma experiência com isso?

Deixem aí nos comentários dúvidas, sugestões e etc!

24 comentários:

  1. Ainda vou fazer faculdade então não passei por essa experiencia mais gostei muito de tudo que você disse!
    Beijão!

    estilodesobrababy.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. haha que bom! Pensa direito antes de escolher o curso, que dará certo!

      Excluir
  2. Já tive essa experiência, porém a diferença é que a minha faculdade era a distancia e minha bolsa era ProUNI. A facul era de Segurança no trabalho e eu faço técnico em redes de computadores, e tenho paixão platônica pelos meus pcs, servidores e equipamentos, só fiz segurança mesmo pra tentar, dai como era de graça e tal todo mundo ficou "MAS MIGA SUA LOUCA, é de graça e você vai abandonar?" bom, não me deixei levar por isso, afinal não podia seguir uma carreira de barriga, ia acabar me tornando uma profissional ruim. Mas, o curso me trouxe alguns conhecimentos também, por fim, trancar uma faculdade seja no começo, meio ou fim, é realmente um desafio, mas se não é o que você quer não adianta nem fazer hehe.
    Parabéns pelo blog!!
    http://umatubaronense.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu passei por um momento parecido, só que foi no período escolar ainda. Parei de ir na escola por dois anos para estudar em casa, por conta própria mesmo. Foram dois anos ótimos, mas vi que, se eu não voltasse agora, não iria construir nada, mesmo com todo o aprendizado que eu adquiri sozinha. Eu espero ter certeza do curso que irei fazer, mas sei que, se decidir que não é o certo, não vou continuar só para agradar. Isso me deixaria totalmente infeliz!
    Adorei seu post =)

    Abraço,
    literarizei.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Eu desisti de Psicologia também, olhá só a coincidência! No meu caso, eu estava no terceiro período. Era uma bolsa integral pelo ProUni, imagina só o julgamento que sofri e sofro até hoje. Não gostava do curso, sentia que não iria ser uma boa profissional e acho que não tenho inteligência emocional o suficiente para me dedicar a outras pessoas(que não sejam família huehue). Tudo era chato, acho que até os colegas(rsrsr). E o pior é que eu me matriuculei em letras em um faculdade pública, e a bendita entrou em greve kk. Mas tudo bem, consegui tirar um peso das costas.

    Livros & Nerdices

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olha só! kkkkkkk no início do curso eu pensei que não seria mais uma dos números que desistiria, mas aconteceu. Me sinto mais confiante na nova escolha que fiz. Agora é só enfrentar o próximo desafio.

      Excluir
  5. Eu desisti de Veterinária e vim fazer medicina. O problema é que eu fazia Vet numa faculdade pública, onde sempre sonhei em estudar, e talvez por isso tenha entrado lá no primeiro semestre. Eu não estava feliz. Não foi por falta de gostar, mas de motivação mesmo. Eu não conseguia me ver trabalhando naquilo e não me esforçava para conhecer realmente. Então vim para medicina, que eu já tinha cancelado a matrícula numa particular e tinha pendente em outra. Estou mais feliz, mas continuo querendo uma pública. Este semestre me dediquei mais ao vestibular que a própria faculdade. Se eu conseguir passar, com certeza cancelarei minha matrícula e voltarei a ser bixete pelo terceiro semestre seguido.
    O duro que ainda posso voltar para a USP, e acaba batendo a dúvida sobre voltar para a veterinária e tentar gostar...
    http://virtualcheckin.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Estou pensando seriamente em trancar meu curso por conta de um grande imprevisto financeiro. Tenho 20 anos, trabalho numa multinacional, ganho um salário um pouco acima da média para a idade, pago minha faculdade, veículo, parte da luz de casa, curso de línguas, entre outras coisas. Tive esse imprevisto entre Novembro de Dezembro de 2016 e vejo esse caminho como a única saída, uma vez que não quero e não irei pedir ajuda dos meus pais com isso (pois avisaram antes pra não fazer merda haha). Estou indo pro sexto semestre e planejo voltar em Agosto. Comentei com meus pais sobre trancar e eles não ficaram surpresos.

    ResponderExcluir
  7. Eu parei para recomeçar! Não estava aguentando mais,vi que todos os meus esforços foram insuficientes para obter notas necessária, estava completamente agonizada com a minha situação, percebi que minha rotina de estudo estava completamente torta, virava noites estudando, o que me acarretou vários problemas, ir fazer uma prova virada, pois fiquei revisando o conteúdo, apenas me atrapalhou, pois chegava na sala parecendo um zumbi, o que não me ajudou em nada... Outro erro que aconteceu, foi de cortar completamente minha vida social, me isolei, o que gerou uma grande depressão, me senti muito mal mesmo, e nesse mal estar foi que decidi parar e recomeçar tudo novamente, mas com tudo diferente. Ass. Jhenyfer.

    ResponderExcluir
  8. Estou passando por exatamente isso agora (literalmente nesse exato momento).
    Comecei o curso de design de moda no início de 2016, já estou no 3º período, estava animada até o final do ano passado, sempre procurando comparecer às aulas e com muita vontade e entusiasmo de sempre estar a par dos assuntos e tudo mais, no início desse ano (2017) e desse semestre, o ânimo de ir pra aula começou a desaparecer, juntamente com a falta de vontade de fazer os trabalhos, abalando meu emocional e resultando em um poço sem fim no qual a gente se vê.
    Há dias estou chorando sem saber o que fazer, e hoje foi dada a largada da mudança, expus meus sentimentos pra minha mãe, a qual me apoiou demais, falando que não se pode insistir em algo que não está fazendo bem e que não está dando resultado, disse que em breve faremos uma reuniãozinha com a família toda (que no caso envolve nós duas e meu pai), pra eu falar mais sobre o que estou passando e o que eu sinto a respeito.
    Como estou em uma cidade a 600km longe da que eles moram, e nesse ano comecei a morar com meu namorado, não queria largar de vez a vida aqui, porque 1) já me acostumei com a vida "livre", e 2) não quero ter que terminar o relacionamento; então já fui em busca de um outro curso com bom conceito e que abrange um leque maior de possibilidades futuras, que é o design.
    Enfim, espero que dê tudo certo nessa nova etapa e que as coisas se ajeitem pra que eu possa começar de novo a fazer algo que me deixe feliz e motivada.

    ResponderExcluir
  9. Estou passando pela pior fase universitária de todas! Decide trancar meu curso pra mudar para administração , que é na mesma universidade. Bom , eu estava num curso que não era o meu perfil e todos diziam que eu tinha que fazer administração, eu teimosa não queria admitir isso , então continuei a fazer 2 semestres de gestão . No terceiro eu tranquei , mas no segundo semestre de 2017 pretendo voltar se eu conseguir mudar de curso . Quero fazer uma coisa que me sinto bem de fazer é que me dê retorno financeiro.
    Minha mãe gastou muito comigo (cursinho, faculdade que por mais que seja pública tem muuuitos gastos) e não queria desperdiçar , portanto acho que se eu estudar de noite vou poder trabalhar e me virar sem que ela gaste comigo .
    O meu sonho é formar e já estou com 20 anos , sinto que perdi tempo e não tenho condições psicológicas pra perder mais . Sempre acho que sou inútil , que dependo da minha mãe e só dei trabalho e despesas pra ela . Quero muito mudar de curso e assim poder parar de depende dela e no fim formar logo .

    ResponderExcluir
  10. Eu estou passando por isso no mento estou no segundo semestre, de contabeis um otimo curso, porém o financeiro tem me abalado, pois não da pra estar bem faltando coisas a teu filho a família a casa.
    Pior ja estou com 30 anos e so agora consegui entrar na faculdade, sinto muito em trancar mas sinto mais em ficar...
    Meus sonhos continuarão e se Deus quiser um dia ainda farei em nome de Jesus...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou exatamente passando por essa situação, comecei a faculdade a 6 anos atrás me dedicava mas tbm trabalhava é isso me atrapalhou muito não consegui fazer as duas coisas ao msm tempo depois segui entusiasmada mudei de universidade me senti super bem na atual, porém algumas coisas me chamaram e nao saiu como eu gostaria, porém quase acabando o curso tive uma bebê minha filha linda que foi a revolução na minha vida estou muito feliz cm ela Mas muito triste pq não posso deixar ela p ir estudar, já tentei mas como ela mama leite materno é muito complicado eu me dedicar 100% cm os estudos está cada vez mais difícil agr chegou a crise financeira preciso ir trabalhar p ajudar meu marido nas contas despesas e dar o melhor p nossa bebê.... Eu ficar sem trabalhar no momento não posso mais . Penso em um dia voltar Mas a falta de ânimo p mudanças q ocorreram me deixam muito chateadas penso em terminar p dar orgulho a minha mãe família mas não estou com o mesmo pique de anos atrás, quero q minha vida ande p frente quero esquecer p passado, meu curso me fez aprender muito vou levar p minha vida tudo o q se passou amigos que fiz tudo que eu tive oportunidade de aprender de conhecer coisas que jamais vou esquecer positivamente mas infelizmente isso aconteceu vou trancar sinto muito foi uma decisão muito muito difícil pois pago fies e não quero sujar meu nome preciso do trabalho quem sabe um dia eu terei meu diploma tenho 26 anos espero ter ajudado alguém cm meu depoimento... vida que segue infelizmente tem coisas que não estão ao nosso alcance porém se vc pensa em seguir em frente vá firme na sua intuição. Bjos

      Excluir
  11. Já eu estava muito feliz com o meu curso e a minha faculdade, mas fui obrigada a trancar por falta de dinheiro. Fazia medicina em petrópolis, e desejo muito poder voltar um dia. Foi muito duro pra mim, porque a faculdade não fez nada pra ajudar, tentei de todas as formas um financiamento e lá só aceita fies, sendo que são ofertadas apenas 8 vagas. Por causa disso tudo hoje eu tenho transtorno de ansiedade e depressão, pois já havia passado pela fase de enfrentar 5 anos de vestibular, e nessa fase, mesmo com tristeza eu continuava firme. Agora tudo parece mais difícil pra mim. Eu tenho a vaga que eu tanto quis e na faculdade que eu achava impossível pra mim, pois foi a prova mais difícil que eu fiz, e hoje estou aqui triste sem motivação alguma, tomando remédios pra controlar minha ansiedade que eu sozinha não consigo controlar mais e amanhã devo começar um tratamento terapêutico. Eu sei que a vida vale mais que uma faculdade, mas quando você vê o seu sonho distante de você depois de ter ficado tão perto dói a alma, e além disso saber que o dinheiro é tudo nesse mundo. Todos os dias eu tento uma nova alternativa pra me sentir bem, pra conseguir ter a força que eu tinha antes pra recomeçar os estudos pro enem e poder conseguir o fies, mas saber que são apenas 8 vagas e ainda não ter certeza se vou conseguir voltar pra lá ano que vem me deixa muito mais triste. Cheguei a pensar em fazer outro curso porque eu não aguento mais ficar parada, ou talvez arrumar um trabalho pra tentar juntar um dinheiro que possa pagar uma parte da minha dívida. Pq só estudar pro enem eu acho que não dá pra mim, eu vou ficar sempre triste. Eu até consegui estudar alguns dias, mas rever aquelas matérias de ensino médio de novo depois de estar na faculdade é duro demais, eu estudei sem vontade alguma. Peço a Deus pra me dar uma direção porque tem hora que parece que vou surtar de tanta ansiedade.
    Assim que eu tranquei a faculdade eu entrei num curso de inglês pra tentar distrair a minha cabeça e terminar o que falta, porque eu havia parado na época do vestibular. Estou indo mas nada preenche esse vazio. Eu só consigo pensar em como o ano passado pra mim foi ótimo, eu estudava com muita felicidade. Ate quando eu estava cansada, pois eu sabia que estava no caminho pra um dia me tornar uma cirurgiã...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa como eu queria te ajudar, essa é a situação mais difícil que eu já vi e é bem triste eu não poder fazer nada por você, pois se eu estivesse passando por isso eu não aguentaria o tranco e ficaria estagnado na ansiedade pra sempre. Mas eu prefiro pensar que quanto mais difícil fica pra alcançar um tal objetivo é porque o ''mundo'' gosta de colocar barreiras muito grandes quando sabem que, no final, a recompensa é muito maior do que poderíamos suportar. Por isso eu gosto de seguir com essa ideia pois, mesmo sendo um pouco idealista, me faz nunca desistir e me faz seguir meus objetivos com raiva do ''mundo'' e nunca triste comigo mesmo. Mas sabe se lá que hoje em dia existe infinitas alternativas para você seguir seu sonho, basta sermos criativos e saber também que a faculdade não é tudo.

      Excluir
  12. estou no meio dessa decisão, curso o 5" periodo de história, e não me vejo nem um pouco feliz e nem sendo uma boa profissional, eu tenho muita angustia de não saber o quero fazer e toda a pressão da sociedade como um todo esta me deixando louca. Não quero trancar sem saber o que realmente quero fazer, e acabar so ficando ainda mais perdida, meu pai acha que meu curso é fraco e que ser professora não é bom ( o que todos acham por sinal), mas é um curso tão dificil que mesmo eu tendo uma certa capacidade de compreender as coisas nada do curso fica na minha cabeça.
    me ajude

    ResponderExcluir
  13. Estou no 6º período de Direito. No primeiro ano eu adorava o curso e queria muito me esforçar para ser uma advogada bem sucedida e ganhar algum dinheiro... Eu mudei, parei de almejar coisas materiais, meus valores hoje em dia são outros... no segundo ano tive a primeira crise com o curso, mas como foi na época que perdi meu pai, achei que eu só estava abalada com isso... voltei a me interessar pelo curso, comecei um estágio... mas agora no terceiro ano, comecei a odiar, o 5º semestre foi totalmente empurrado com a barriga, decorava coisas para alcançar a média pra passar e depois de passar nem ia mais às aulas nem fazia as provas finais... agora eu escolhi fazer uma coisa completamente diferente, algo que não precisa de um curso superior, basta eu começar, e sinto que não há mais espaço para o Direito na minha vida... frequentar a faculdade tem me feito muito mal, fico o tempo todo ansiosa e estressada, sinto falta de ar na aula, sensação de estar presa, quero sair da sala o quanto antes, não presto atenção em nada, em casa não consigo mais estudar, falta de concentração, e a faculdade me impede de fazer outras coisas, não consigo me entregar e fazer algo, sempre fico preocupada com o horário, em ter que tomar banho, comer e sair para não perder o ônibus e me atrasar... época de provas é sempre um transtorno muito grande, até mesmo quando eu era apaixonada pelo curso, era um medo de não conseguir ter nota, ficava lendo e parecia que não lembrava de nada, por mais que eu soubesse que tinha entendido eu ficava desesperada para decorar coisas muito específicas que os professores cobravam... eu queria terminar a faculdade só pela satisfação pessoal de fazer algo até o fim, de superar um obstáculo, mas tem me feito tanto mal, sinto que vou surtar a qualquer momento, tenho medo de entrar numa depressão (embora as vezes deseje isso para poder ter um pretexto para trancar o curso)... eu queria muito trancar e ter esse alívio, acho que desse semestre não passo, sou bolsista e só posso ter uma DP senão perco a bolsa... o meu problema é falar com a minha mãe sobre isso, já larguei um técnico de alimentos, já larguei um tecnólogo de design de interiores, já fiz ela gastar muito dinheiro com meus estudos e ela vai jogar isso na minha cara, vai dizer que eu não quero nada com nada, não vai mais querer me ajudar, mas eu realmente sinto que vou pirar, meu psicológico não aguenta mais, estou quase no limite... cheguei na metade do curso e parece que demorou tanto tempo, não vou conseguir passar por mais dois anos e meio, e tá ficando cada vez pior, matérias mais específicas e desinteressantes, logo começa o TCC, OAB, já é difícil fazer uma faculdade que você gosta, agora imagina algo que você odeia e que você não vai trabalhar na área? Não tem motivação nenhuma pra continuar!
    Ass: Carol

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carol. Espero que você veja essa msg. Eu estou no penúltimo semestre do meu curso, ou seja faltando esse semestre e mais meio pra concluir a facul. Mas estou quase convicto que irei trancar esse semestre. Não sinto a peixão pela profissão como algumas pessoas pessoas da minha sala tem pela profissão. Está tudo muito cansativo, e não quero levar a faculdade pela barriga. Eu penso que se voce for fazer algumas coisa, que seja por inteiro. Não pela metade, seu corpo está na sala, mas seu coração está em outra profissão, ou seja lá o que for. A minha maior luta é com a questão da "maturidade". Porque a pouco tempo eu não queria trancar pelo fato de que, eu entendo que uma pessoa madura, tem que fazer as coisas por dever, como por exemplo trabalhar pra por comida em casa. Não tem essa de "ah, não estou a fim de trabalhar". Você tem que trabalhar, tem pessoas que dependem de você! Enfim, esse não é meu foco. Há pouco tempo eu me vi refletindo sobre como eu estava. Desanimado, sem muita perspectiva nessa areá. Eu pensei, o que eu realmente gostaria de fazer de paixão?. E vi que era jogar bola. Então eu pedi a Deus um sinal, pois meu receio é fazer alguma coisa e Deus não estar no negocio. E Deus me deu o sinal que eu precisava, ou seja voltei a jogar bola. E agora que ir com muita fé e força a esse objetivo.
      Quando falei pra minha mãe sobre seguir meu sonho ela deu risada kkkkk, e disse " eu já sabia"! E falou que bom que você vai atras do seu sonho.

      Então quero ir atras dele.


      Um conselho que eu dou para as pessoas é que "Siga os seus sonhos!" A Bíblia diz que Deus colocou em nós talentos, pra investirmos eles. E a passagem é bem clara com a questão de NÃO enterra-lo! Siga seu sonho, não ligue pra criticas, acredito que sua mãe ira te apoiar, com você seguindo o seu sonho .

      Tem um dito popular que diz "se você trabalha naquilo que você gosta, você não trabalha". Porque meio que se torna como uma paixão e algo prazeroso e não como um dever ou obrigação!

      Eu aconselho as pessoas, mesmo aquelas com mais idade a irem atras dos seus sonhos.

      Sonhos é algo que nos move.

      Eu creio que se todas as pessoas fossem atras dos seus sonhos teríamos um mundo melhor. Haveria médicos que amam tratar pacientes e não deixariam morrer nos leitos (é claro que de acordo com a sua condição de trabalho). Haveria assistentes sociais que amariam exercer a sua profissão e não seriam conservadores (É o que eu curso). Haveria advogados que amarariam intervir em uma causa sem querer levar vantagem sobre seu cliente.

      O amor transforma.

      Ame o que faça e fará do mundo um lugar melhor. (Desde que seja honesto e justo).


      Fica em paz Carol. Dias melhores virão!

      E Deus está pronto a nos ajudar, basta pedir uma direção, luz e confiar.

      ELE me ajudou e continua a me ajudar quando eu peço a ELE estar a frente das minhas decisões.

      E vá a igreja também. É um lugar aonde Deus me orienta muito.

      Beijos e fica com Deus.

      Excluir
  14. Eu estou no segundo semestre de administração vou trancar semana que vem pois estou sem trabalho e tá difícil continuar mas gostaria de voltar no terceiro semestre mas não sei se vou conseguir ir pra mesma turma... mas não vou desistir de fazer a faculdade... eu gostaria de saber se é possível eu voltar no terceiro semestre pegar a mesma turma e se faco as disciplinas do segundo semestre no final do uma vez que não comecei as provas ainda?
    Eu já fiz o primeiro semestre mas o segundo semestre tá difícil continuar por que não estou trabalhando estou a procura de um emprego TDS os dias mas não consegui nada ainda... alguém me fala alguma coisa sobre isso por favor..

    ResponderExcluir
  15. Eu estou no segundo semestre de administração mas não sei se vou conseguir continuar pois estou sem trabalho e vou trancar a faculdade no segundo semestre do curso eu não sei se vou conseguir pegar a mesma turma se eu voltar no terceiro semestre mas ainda assim acredito que vou conseguir voltar... eu tenho esperança que um dia eu consiga realizar o curso até o final... eu não fiz nenhuma prova de segundo semestre ainda alguém sabe me dizer se é possível voltar no terceiro semestre e fazer as disciplinas do segundo semestre no final do curso?
    Por favor me fale alguma coisa sobre isso.. eu agradeço...

    ResponderExcluir
  16. Ola se vc trancar no segundo semestre sem terminar o semestre você tem que voltar no semestre em que parou não e possivel deixar para cursar esse semestre somente no final.

    ResponderExcluir

Deixe um comentário bem amorzinho pra gente. Iremos adorar te responder <3