Poesia Nacional: por que você ainda não lê?

segunda-feira, março 14, 2016 Unknown 5 Comments

poesia nacional dia março 14



"Por que não gosto, oras."
"Por que é uma leitura chata".

O post de hoje vem pra destruir esses pensamentos sobre poesia e te transformar em um poeta nato (ou só em um leitor de poesia mesmo ahaha).


Dia 14 de março é o dia Nacional da Poesia (ah, vai fazer post histórico agora? Não!). A intenção aqui é mostrar como seu pensamento pode estar errado sobre poesia brasileira.

O primeiro livro de poesia que eu comprei foi o de Paulo Leminski. Comprei despretensiosamente, mas após a leitura algo aconteceu.



É certo que, poesia não é um livro que você fala "agora vou ler poesia". NÃO! Poesia é um estado de espírito, portanto, é necessário todo um envolvimento espiritual e emocional para embarcar nessa leitura.

Mas por que poucas pessoas leem? Pelo simples fato dessa crença mental que será chato, nada com nada e escrito em grego. Existem vários tipos de escrita na poesia e você só precisa encontrar o que mais te agrada para se envolver na leitura.

Existem os clássicos: Carlos Drummond, Castro Alves, Cecília Meireles... e existem também as poesias mais novas. Tive a oportunidade de receber um livro aqui em casa, do escritor Bruno Mattos, que por algum motivo acabei não resenhando :(  Mas, você pode dar uma olhadinha aqui.


poesia nacional dia março 14


A poesia já rompeu os limites do romance propriamente dito. Que ainda existem, claro. Hoje ela ainda mantém a linha de protesto (criada lá nos anos 70), dando voz àqueles que têm algo pra falar em alto e bom som. Aqui em Salvador existem alguns grupos de poesia marginal, como o Grupo Ágape e o Resistência Poética.

E a poesia tá ali: em algum livro do canto daquela cafeteria, na voz daqueles que entram no buzu para recitá-las, no estranho que fica na Barra perguntando se você tem tempo para um poesia. E tudo o que você precisa fazer é: dar uma chance.



Se você já leu algum livro de poesia brasileira, e gostou, deixa aí embaixo e ajude a crescer o número de leitores desse gênero!

Feliz dia da Poesia Nacional!

5 comentários:

  1. Eu já li livros de poesias, mas como fui obrigada pela professora, não gostei. É bem melhor começar um livro porque a gente escolheu. Mas ainda pretendo ler um livro de poesias escolhido por mim.
    Gostei da indicação do livro da foto. Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. quando a gente é obrigado a fazer alguma coisa, acabamos não aproveitando o que aquilo poderia nos proporcionar :(

      Excluir
  2. Antes via aqueles livros de poesia nacional na biblioteca da escola, pensava que era muito chato e blablabla, até que um dia dei uma chance. E são realmente bons.
    Adorei o post, tomara que as pessoas que ainda não leem livros assim deem uma chance.
    Beijos.
    Dreamy Princess♛ ✝
    Vídeo Novo, vem ver

    ResponderExcluir
  3. Nunca li nenhum livro de poesia e, sinceramente, nunca tive essa curiosidade. No entanto, depois de ver esta publicação, fiquei com imensa curiosidade em ler esse!
    Kisses,
    Messy Hair, Don't Care

    ResponderExcluir

Deixe um comentário bem amorzinho pra gente. Iremos adorar te responder <3