Estudar em casa: vantagens e desvantagens

segunda-feira, março 23, 2015 Unknown 3 Comments


Oi Oi, como estão os pré-vestibulandos? Uma dúvida que a maioria dos estudantes têm é: vale a pena estudar em casa, ou é melhor fazer cursinho? Hoje vou explicar como é que funciona, e se vale a pena.

Eu estou no meu terceiro ano de estudo, tentando medicina. Desses 2 anos eu estudei em casa e, por isso, tenho uma boa experiência para contar para vocês.


Para estudar em casa você precisa:

1-Ter foco: Gente, esse é o principal! Em casa existem vários fatores que te dispersam facilmente dos estudos, como televisão, internet, as pessoas de casa... Até a mosca, acreditem kkk  Então, para estudar em casa, você tem que ser uma pessoa que consegue manter o foco no que está fazendo.

1- Problema: Aí surge o primeiro problema de estudar em casa: se você não fica sozinha(o), as pessoas nem sempre vão entender que você está estudando. Vão te pedir milhões de coisas, vão querer conversar, vão deixar a tv no volume alto, etc. Enfim, você terá que aprender a contornar essas dificuldades.

2-Programação: Esse fator também é muito importante. Você tem que criar um horário, assim como existe no cursinho. Determinar horários para cada matéria, pausas, e principalmente: cumprir eles na hora que estiver estudando. Não elimine as matérias ditas "fáceis", nem aquelas que você não goste (estude mais essas), e cumpra os horários exatos. Isso vai te dará disciplina.

Disciplina: Para estudar certinho você precisa se vigiar o tempo todo. Como já falei, em casa, tem fatores dispersantes, e além deles tem a preguiça. Você olha pra cama, ela pra você... Mas é nesse momento que você precisar lembrar do se objetivo e dizer não para ela! kk  Tem que seguir a programação a risca, então não crie um horário que você sabe que não poderá cumprir.

3- Material: Como você não vai ter um professor todo dia, precisa ter um material de estudo completo. Recomendo o uso de livros, apostilas e um curso online (esse eu acho bem importante, porque completa aquilo que você estudou). Geralmente, os cursos têm monitorias, aulas ao vivo, que ajudam muito para tirar as dúvidas (em um outro post conto todos os cursos online que faço). E bastante exercício. Não esquece disso, hein ?

Internet: Se vocês forem igual a mim, terão muitas apostilas no computador e arquivos na internet. Porém, para muitos isso é um problema. Nem todos conseguem abrir a internet sem entrar no face, ou outras redes socias. Se você for assim, imprima a maior quantidade de coisas possíveis para evitar a internet.

Curso de um dia só: Existem alguns cursinhos que têm aula uma vez por semana, e geralmente são de matérias específicas. Então, se você quiser um aprofundamento naquelas matérias que você tem dúvida, é uma boa pedida!






Estudar em casa tem as seguintes vantagens

1- Você não vai perder tempo no ônibus. Quando eu fiz cursinho, perdia umas 3 horas, uma parte no ônibus e a outra esperando ele.

2- Você se cansa menos. Como não tem que ir pra rua, não precisa enfrentar engarrafamento, sol forte, e por isso, o cansaço é reduzido.

3- Você pode administrar seu tempo. Têm pessoas que estudam melhor de manhã, de madruga, pela tarde. Em casa, o horário quem faz é você. Então, dá pra se adequar de acordo com o horário que você tenha uma maior concentração.


Eu acho que estudar em casa é bastante lucrativo. Dá pra adequar as necessidades, e sair dos padrões de cursinho.
No começo pode ser meio difícil ter concentração, mas isso se ajeita com o tempo. Porém, se perceber que não está conseguindo, migre para um cursinho, para não perder tempo!



Se tiveram mais dúvidas, enviem para sushibaino@gmail.com, ou deixem aqui nos comentários, que faço um post esclarecendo tudo!!


3 comentários:

  1. Adorei esse post! Sério mesmo, utilidade pública. hahaha Há muitas vantagens e desvantagens realmente de se estudar em casa. Mas eu, particularmente, não consigo focar do jeito que focaria em um cursinho. No entanto em casa, a gente pode tentar redirecionar mais o tempo, como você mesmo disse. E concordo com você, é bastante lucrativo. E não só no financeiro, mas pra gente mesmo no sentido de já na parte dos estudos estamos nos focando e lidando com a dificuldade do foco (porque realmente até mosca faz a gente ficar disperso haha).

    Beijos
    Lendo & Apreciando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ka ,se não consegue se concentrar é melhor ficar no cursinho mesmo senão o preju é dobrado kkkk
      Beijos!

      Excluir
  2. Tenho várias amigas mais novas que vão prestar vestibular e estão surtando, eu já terminei faculdade a uns 3 anos quase, eeeeeeeeeeee saudade boa. Embora na minha época eu não tenha surtado com vestibular, com enem, com nada, não estudei pra nenhum deles e passei. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Boa sorte nessa loucura de pré-vestibular.
    Beijo
    www.sonhosdebrigadeiro.com

    ResponderExcluir

Deixe um comentário bem amorzinho pra gente. Iremos adorar te responder <3